sábado, 21 de março de 2009

Niemeyer e Bento XVI. E depois sou eu que falo besteira...

  • Os mais velhos primeiro

Sou carioca de nascimento e coração. Apesar de todas as críticas à minha maravilhosa cidade (infelizmente, por culpa da omissão do poder público, 90 % verdadeiras), levo o orgulho de ser carioca para onde eu vá. Mas vivo no DF e, confesso, aprendi a gostar muito daqui. Quanto se fala da capital positivamente, uma das primeiras pessoas a ser lembrada é Oscar Niemeyer. Niemeyer não é apenas um cidadão brasileiro. É um patrimônio mundial. Obviamente (pelo menos para mim), isso não significa minha anuência a todas as suas opiniões. Passo todos os dias pela via que corta o Plano Piloto de norte a sul. O chamado "eixão" (foto acima) tem seis pistas (três em cada sentido) e é dividido por uma área pouco mais larga do que um ônibus (aliás, os governantes utilizam muito bem o espaço para promover a entrega de veículos).  A "divisão da pista" é pintada em amarelo e com pequenos refletores (olhos-de-gato). Vi na TV uma reportagem onde nosso arquiteto-mor criticava, classificando como "idiotice" a sugestão de colocar uma divisória na pista. Para ser franco, quando passei pela primeira vez pelo eixão, não pude deixar de pensar como alguém pode ser tão irresponsável ao ponto de não considerar a hipótese de um motorista perder a direção e invadir a pista no sentido contrário. Isso já aconteceu. E também vários atropelamentos (mesmo com a velocidade limitada a 80 Km, parece o antigo videogame das galinhas atravessando a rua. Na última semana um colega de trabalho atropelou uma pedestre. Para sorte dos dois, nada grave). Tentaram colocar um muro, ou um canteiro (que também não adiantaria muito, mas vá lá...) e Niemeyer foi contra, pois feria a beleza do projeto. Acho que ele esqueceu de uma coisa: O desenho é dele, e se alguém resolver meter a caneta e rabiscar ele tem todo o direito de não gostar. Mas as pessoas não vivem em um desenho. A partir do momento em que uma cidade sai do papel, os interesses a serem considerados são os da população. Por quanto tempo mais o governo vai por em risco a segurança dos cidadãos para não desagradar Oscar Niemeyer? Querem uma solução? Coloquem um muro de três metros de espessura, feito de material transparente! O Niemeyer não mora no DF. Não precisa passar pelo eixão. Acredito que os familiares dele também não. Deve ser por isso que ele continua tratando a cidade como sua maquete. 


  • Agora, o Papa...

O Papa Bento XVI chegou à África, o país mais devastado pelo HIV no mundo, e, em sua primeira declaração, condenou o uso da camisinha. Minha mãe que me desculpe mas é esse tipo de hipocrisia e imbecilidade que faz a igreja católica perder fiéis. Desde pequeno eu me pergunto:  Como os padres podem saber tanto sobre casamento se eles não se casam? E como ser tão hipócrita ajuda? Pregar o celibato? Que celibato? Depois dos escândalos de pedofilia? Isso, para mim, não é fé. A fé, no meu humilde entender, deve fazer-nos enxergar melhor. Essa outra, pelo contrário, só cega o povo. 

sábado, 7 de março de 2009

Sétima e oitava semanas... A partir da próxima segunda, série nova!




Eu sempre admirei tatoos nos outros. Só nunca achei que encontraria uma que eu gostasse o suficiente para ter e não enjoar. Pois bem. Concluindo a prova, tatuarei algo parecido com esta imagem. Será uma lembrança que quero carregar na pele.


Não postei na última semana porque o computador estava contundido. Saldo extremamente positivo. Por enquanto, parei na casa dos 91 Kg, mas o percentual de gordura continua baixando (que digam as roupas). A tolerância ao treinamento melhorou bastante, apesar de um probleminha no ciático. Uma dorzinha bem chata que estou tratando. Na sexta passada, fiz apenas uma aula de spinning para relaxar a musculatura. A freqüência cardíaca baixou mas ainda não é a ideal. Meus planos são de ir para a pista a partir de junho próximo. Por enquanto, cumpri religiosamente, nos intervalos das séries de musculação, os dez tiros por dia, alternando esteira e transport. Exceto às quartas: Não tem musculação, apenas 20 tiros nos dois aparelhos. No final de semana, no parque, estava fazendo o percurso no esquema 1 x 1 min (andar e trotar). Hoje, trotei direto 2 km (a 8,5 km/h) e depois andei por uma hora. Estou me sentindo bem. Continuarei progredindo devagar, seguindo o planejamento, dieta, RPG e muita dança de salão, se Deus quiser. Escuto muita gente duvidando, dizendo que é loucura. Gosto disso. Duvidar de mim nunca foi boa idéia. Eu mesmo sempre erro quando faço isso. 

  

Dia Internacional da Mulher


Sem vocês o mundo seria uma TV preto e branco, com um só canal. Tudo bem que ele só passaria futebol mas, sem saber, estaríamos perdendo os lances mais importantes das nossas vidas. 




Parabéns Mãe! Parabéns irmãs (sempre estiveram mais para irMÃES)! Parabéns minha amada! 

Parabéns a todas as maravilhosas mulheres. Não importa o tempo ou a distância. Deus derrame sobre vocês todas as bençãos para que continuem perfumando meus caminhos. 

terça-feira, 3 de março de 2009

MiscigeNAÇÃO: Qual é a sua cota?




Como todo brasileiro de origem, minha raça é pura. Pura mistura. Sou descendente de negros, índios, brancos e sabe lá Mendel* quais raças mais . Na minha certidão de nascimento consta a cor como "parda”. Preferia que estivesse escrito “mista”. Seria mais condizente com a realidade mas, tudo bem, deixa prá lá. Tenho orgulho das minhas origens e estou bem à vontade para falar sobre preconceito. O Brasil é um país preconceituoso e racista. São discriminados, negros, índios, gordos, feios, gays, lésbicas, mulheres em geral e, principalmente, pobres (de todas as alternativas anteriores). Dizer que todos são iguais perante a lei é uma baita hipocrisia. Nem a lei considera isso. Essa idéia de cotas, por exemplo, bebe na fonte das brilhantes soluções para a violência: Na sua incapacidade de  garantir a segurança, o Estado incentiva o reforço das grades, a instalação de circuitos internos de TV e leitores biométricos, a contratação de vigilantes , enfim, aprisionam o cidadão para não ter que tirar a bandidagem das ruas. Na mesmíssima linha, na incompetência em prover a população de um ensino igualitário e de qualidade, o governo promove um verdadeiro apartheid educacional. Continuando assim, não ficarei surpreso se daqui a pouco surgirem cotas em hospitais, escolas primárias, etc. As associações de defesa dos direitos costumam ficar bravas quando alguém critica o sistema de cotas. Elas ainda não se deram conta de que não esse sistema não defende os direitos, apenas legitima a separação. Pagamos impostos acachapantes! Segurança, saúde e educação deveriam ser direitos, não de brancos, negros, mulatos, azuis, amarelos, rosados, mas de TODOS. E obrigações de um Estado dito “de Direito” mas cuja atribuição principal parece ser encontrar atalhos para não cumprir seu dever.
* Gregor Johann Mendel( 1822 - 1884 ), pioneiro descobridor das leis da herança genética, nascido em Heinzendorf, na Silésia austríaca, região pertencente ao atual território da República Tcheca.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Desequilíbrio


Assistia aos telejornais.
A vida pode até ser bela
Mas o ser humano
É um  triste e doente poema.

Não aguento mais. - Agora sem trema.
A criança sentada no chão
Vê a lágrima rolar-me pela face,
Antes que eu disfarce com a mão:
"- Por que tá chorando, tio?"

Sem graça, rio.
Digo que os homens são todos tontos.
O menino joga a cabeça para trás
Em uma deliciosa gargalhada:
"- Tio, não esquenta. Qual é?
De tanto que o mundo gira,
Admira que eles ainda fiquem de pé..."