sábado, 21 de março de 2009

Niemeyer e Bento XVI. E depois sou eu que falo besteira...

  • Os mais velhos primeiro

Sou carioca de nascimento e coração. Apesar de todas as críticas à minha maravilhosa cidade (infelizmente, por culpa da omissão do poder público, 90 % verdadeiras), levo o orgulho de ser carioca para onde eu vá. Mas vivo no DF e, confesso, aprendi a gostar muito daqui. Quanto se fala da capital positivamente, uma das primeiras pessoas a ser lembrada é Oscar Niemeyer. Niemeyer não é apenas um cidadão brasileiro. É um patrimônio mundial. Obviamente (pelo menos para mim), isso não significa minha anuência a todas as suas opiniões. Passo todos os dias pela via que corta o Plano Piloto de norte a sul. O chamado "eixão" (foto acima) tem seis pistas (três em cada sentido) e é dividido por uma área pouco mais larga do que um ônibus (aliás, os governantes utilizam muito bem o espaço para promover a entrega de veículos).  A "divisão da pista" é pintada em amarelo e com pequenos refletores (olhos-de-gato). Vi na TV uma reportagem onde nosso arquiteto-mor criticava, classificando como "idiotice" a sugestão de colocar uma divisória na pista. Para ser franco, quando passei pela primeira vez pelo eixão, não pude deixar de pensar como alguém pode ser tão irresponsável ao ponto de não considerar a hipótese de um motorista perder a direção e invadir a pista no sentido contrário. Isso já aconteceu. E também vários atropelamentos (mesmo com a velocidade limitada a 80 Km, parece o antigo videogame das galinhas atravessando a rua. Na última semana um colega de trabalho atropelou uma pedestre. Para sorte dos dois, nada grave). Tentaram colocar um muro, ou um canteiro (que também não adiantaria muito, mas vá lá...) e Niemeyer foi contra, pois feria a beleza do projeto. Acho que ele esqueceu de uma coisa: O desenho é dele, e se alguém resolver meter a caneta e rabiscar ele tem todo o direito de não gostar. Mas as pessoas não vivem em um desenho. A partir do momento em que uma cidade sai do papel, os interesses a serem considerados são os da população. Por quanto tempo mais o governo vai por em risco a segurança dos cidadãos para não desagradar Oscar Niemeyer? Querem uma solução? Coloquem um muro de três metros de espessura, feito de material transparente! O Niemeyer não mora no DF. Não precisa passar pelo eixão. Acredito que os familiares dele também não. Deve ser por isso que ele continua tratando a cidade como sua maquete. 


  • Agora, o Papa...

O Papa Bento XVI chegou à África, o país mais devastado pelo HIV no mundo, e, em sua primeira declaração, condenou o uso da camisinha. Minha mãe que me desculpe mas é esse tipo de hipocrisia e imbecilidade que faz a igreja católica perder fiéis. Desde pequeno eu me pergunto:  Como os padres podem saber tanto sobre casamento se eles não se casam? E como ser tão hipócrita ajuda? Pregar o celibato? Que celibato? Depois dos escândalos de pedofilia? Isso, para mim, não é fé. A fé, no meu humilde entender, deve fazer-nos enxergar melhor. Essa outra, pelo contrário, só cega o povo. 

Nenhum comentário: